A equipa do RIAS teve o prazer de organizar o 1º Encontro de CEV´s (Colaboradores, Estagiários e Voluntários) deste centro, no dia 28 de Agosto, na Quinta de Marim – Olhão.
Passado mais de um ano da chegada da ALDEIA ao centro, e após 11 meses do início oficial da sua gestão por esta associação, muitas foram as pessoas que se disponibilizaram e aceitaram as várias propostas para colaborar neste projecto mais abrangente, ambicioso e exigente que é o RIAS, colaboradores esses a quem voltamos desde já a agradecer todo o apoio prestado!
Deste modo, como forma de comemoração por todo o trabalho efectuado até à data e agradecimento por todo o auxílio, a equipa base do RIAS propõs o encontro de todos quantos contribuíram para os seus melhoramentos e crescimento.
07h00 – Encontro na entrada da Quinta de Marim (para Saída de Aves)
07h30 – Saída de campo para observação de aves, na Quinta de Marim e salinas adjacentes
Durante esta saída foram observadas 51 espécies (lista de espécies disponível brevemente).
10h30 – Libertação de aves recuperadas (frente do RIAS): 2 peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)
Estas aves, juvenis, foram encontradas no centro de Olhão, após terem caído do ninho. Foram recolhidas e entregues no RIAS por particulares e Vigilantes da Natureza. O processo de recuperação destas aves consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, contacto com outros peneireiros e treinos de voo e caça de presa viva. O momento de devolução à Natureza contou com a presença de vários CEV’s do RIAS e do responsável pela recolha de uma das aves e seus familiares. Estes peneireiros foram baptizados de “Peneiras” e “Escravo”.
11h00 – Visita ao RIAS e breve momento de voluntariado 🙂
21h00 – Jantar no restaurante “
Vista Formosa” (frente à Quinta de Marim)
16h30 – Mergulho na “Praia dos tesos” – Fuzeta
23h00 – Apresentação de fotografias e avaliação dos trabalhos realizados
Uma resposta
Que maravilha esse cantinho da Ria Formosa – Quinta de Marim!!! Participei num campo de trabalho internacional, em 2001, aí na Quinta de Marim, onde fizemos a manutenção da Quinta durante 15 dias e foi espectacular!! Bem haja a todos aqueles que amam a Natureza e dão um pouco de si para a preservar todos os dias!!