Na semana da Ria Formosa foi feita uma apresentação sobre o projeto LIFE Ilhas Barreira onde se deu destaque a tudo o que já foi concretizado até agora, e o que ainda está planeado para os próximos meses.
E que melhor forma de terminar este evento do que a libertar uma das espécies-alvo do projeto?
A gaivota-de-audouin (Larus audouinii) na imagem abaixo foi encontrada na Ilha da Barreta / Deserta por elementos da equipa deste mesmo projeto.
Já no RIAS, foi observada pela equipa veterinária. Estava bastante desidratada e desnutrida, e apresentava uma ferida no ouvido esquerdo que já continha larvas. Após limpeza desta ferida, foi-lhe administrado um anti-parasitário, fluídos sub-cutâneos e intravenosos, e a gaivota ficou sob monitorização regular.
Duas semanas mais tarde, foi finalmente transferida para uma instalação exterior, onde praticou o voo até recuperar a sua condição física.
No dia da sua devolução, fomos até ao Moinho de Maré, aqui mesmo na Quinta de Marim, para, na presença de vários parceiros do LIFE Ilhas Barreira e de um grupo de jovens estudantes, deixá-la regressar à Ria Formosa.