Esta tem sido uma semana dedicada ao noitibó-de-nuca-vermelha no quiz que fazemos nas redes sociais.
E por coincidência, também esta semana devolvemos à Natureza um noitibó, embora não desta espécie. Foi um noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus), uma ave mais comum a norte do Rio Tejo, mas por estar atualmente a migrar para Sul, foi encontrado na região de Faro.
Durante o exame físico foi possível observar que o animal se encontrava em estado de choque, e apresentava um traumatismo craniano e alguns hematomas na cabeça, possivelmente resultante da colisão com alguma estrutura. Por ser uma espécie mais ativa à noite, pode ter colidido, por exemplo, com a janela de uma casas cujas luzes estariam acesas.
Por capturarem geralmente insetos em voo, e pela dificuldade em simular este método aqui, foi necessário forçar a alimentação durante a recuperação. Isto, em conjunto com suplementos vitamínicos, permitiu que a ave recuperasse totalmente do trauma que sofreu.
Felizmente, passadas quase duas semanas, este noitibó pôde ser devolvido novamente à Natureza, para que pudesse continuar a sua viagem rumo a África.