No final de julho a nossa equipa teve conhecimento de um avistamento um pouco insólito. Numa praia da Manta Rota, a flutuar em pleno mar, estava um bufo-real (Bubo bubo). Claramente em situação de perigo, foi recolhido por quem assistia, e de imediato transportado até ao RIAS por Vigilantes da Natureza da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Já no nosso centro, foi examinado mas não foram encontradas quaisquer lesões físicas. Sendo um juvenil, é muito possível que estivesse desorientado, tomando a direção errada. Cansado, terá acabado por cair na água.
Apesar disto, ficou em instalações interiores para uma monitorização constante, e cerca de duas semanas mais tarde foi transferido para uma câmara de recuperação exterior, adequada às suas necessidades.
Todos os dias era fornecido alimento vivo e realizada fisioterapia, o que permitiu que recuperasse a condição física necessária para ser devolvido à Natureza.
Deixámos para a Federica – uma das nossas estagiárias – o privilégio de entregar esta incrível ave novamente ao seu habitat.
Uma resposta
Que estórias lindas com os nossos queridos animais. Já salvei várias aves de várias espécies por não ter a quem recorrer. BEM HAJA AO RIAS PELO SEU BELO TRABALHO. AMEI A ESTÓRIA DA GAIVOTA DA MARGARIDA.