À semelhança de anos anteriores, a nossa equipa foi contactada pelo EPIC SANA para dar a conhecer o trabalho do RIAS aos hóspedes e devolver à Natureza animais recuperados no centro.
Na nossa primeira visita, puderam “conhecer” três corujas-das-torres (Tyto alba). Duas destas corujas foram encontradas enquanto crias/juvenis, e não havendo certezas de haver progenitores por perto, foram resgatadas e trazidas até nós.
A terceira coruja apresentava uma fratura no úmero esquerdo, tendo sido necessário recorrer a cirurgia para colocar cavilhas intramedulares e corrigir este problema.
Chegado o momento da libertação, foram muitos os pequenos que se voluntariaram para ajudar estas aves a levantar voo novamente.
Na altura da segunda visita havia um mocho-galego (Athene noctua) totalmente recuperado do atropelamento de que foi vítima, e três rolas-turcas (Streptotelia decaocto) também recuperadas. Desta forma, pudemos pudemos dar a conhecer a todos os presentes estas duas espécies, bastante comuns no nosso país.
Para nos ajudar a devolver à Natureza as rolas contámos com a ajuda de toda a pequenada, que eufóricos abriram a caixa, para dar a estas aves uma nova oportunidade.