O Dia Europeu da Rede NATURA 2000 celebra-se anualmente a 21 de maio, desde 1992 quando a Diretiva Habitats foi criada, juntando-se à já existente Diretiva Aves.
Natura 2000 é uma rede de locais de elevada importância, com o objetivo de salvaguardar os principais tipos de habitats e espécies ameaçadas da Europa.
As primeiras iniciativas no sentido da criação da rede Natura 2000 datam de 1979, quando a União Europeia (UE) adotou o seu primeiro ato legislativo de conservação da natureza importante, a Diretiva Aves, que protege todas as aves selvagens no território europeu, abrangendo cerca de 500 espécies. Até à data, foram criadas cerca de 5300 «zonas de proteção especial» (ZPE).
Em 1992, foi adotado um segundo instrumento, a Diretiva Habitats, que obriga os países da UE a proteger os habitats de espécies ameaçadas de plantas e animais. Os sítios protegidos são conhecidos como «zonas especiais de conservação» (ZEC). A Diretiva Habitats abrange cerca de 1500 plantas e animais raros e ameaçados e cerca de 230 tipos de habitats.
Com mais de 26 000 sítios em todos os países da União Europeia, cobre 18 % do território europeu e partes substanciais dos mares circundantes.
Pode explorar o mapa online onde estão assinalados todos os sítios incluídos na Rede NATURA 2000!
?
https://natura2000.eea.europa.eu/#
Hoje – terceira sexta-feira de maio – assinala-se também o Dia Internacional das Espécies Ameaçadas.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) criou a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da Europa de modo a apelar à ação para tentar salvar as espécies.
De acordo com esta entidade, a partir de 2015, 36 espécies foram declaradas extintas na Europa, incluindo muitos peixes de água doce, o molusco de água doce Graecoanatolica Macedonica (um pequeno caracol de água doce exclusivo do Lago Dojran na Grécia e na Macedónia do Norte), e a Pensée de Cry (uma flor roxa).
1 677 espécies
É o número de espécies em vias de extinção, de um total de
15 060 espécies europeias analisadas pela IUCN, e a principal ameaça é a degradação e perda de habitat.