Na semana passada recebemos durante três dias, várias crianças do OTL do Colégio Bernardette Romeira que apadrinharam três peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus).
Mas quem melhor para falar sobre esta experiência que eles? Em modo repórteres da Natureza, deixamos aqui a descrição que fizeram destes momentos!
?
“No dia 6 de Julho de 2020, os alunos do 2º e 3º ciclo, do Colégio Bernardette Romeira foram ao RIAS de Olhão. Foram libertar e apadrinhar uma espécie de falcão, Peneireiro-Vulgar (Falco Tinnunculus).
A ave caiu do ninho ainda cria, em Portimão, e foi entregue ao RIAS por um cidadão, que a salvou.
O trabalho do RIAS é importante para PROTEGER AS ESPÉCIES SELVAGENS!!!
Notícia realizada pelos alunos do Grupo 3 das atividades de Ocupação de Tempos Livres do Colégio Bernardette Romeira, no âmbito do seu projeto semanal de exploração e estudo da natureza.”
“Na terça-feira, no dia 7 de julho, nós, alunos dos 1.º e 2.º anos do Colégio Bernardette Romeira, fomos visitar o RIAS no Parque Natural da Ria Formosa.
Libertámos um Falcão Peneireiro Vulgar, que tinha chegado ao RIAS no início de junho. Esta ave veio de Silves e tinha entre 3 a 4 meses de idade. O falcão estava muito fraquinho e quase não comia.
No Rias cuidaram dele muito bem, agora está curado e já come ratos e insetos.
Quando libertámos o Falcão ficámos felizes. Ele estava cheio de energia, sentimos que ele gostou de voltar a voar em liberdade.
Notícia elaborada pelos alunos do Grupo 1 das atividades de Ocupação de Tempos Livres do Colégio Bernardette Romeira, no âmbito do seu projeto semanal de exploração e estudo da natureza. “
O peneireiro-vulgar apadrinhado pelo último grupo “também já levantou voo em direção à natureza. Foi libertado com os votos de boa sorte e as despedidas dos seus padrinhos e do RIAS – entidade responsável pela recuperação de animais selvagens da Ria Formosa.”
O RIAS agradece a colaboração e contributo de todos estes pequenos padrinhos!!