O fim-de-semana da nossa veterinária começou com o Workshop de Primeiros Socorros a Aves, onde foram explicadas as técnicas usadas para capturar e transportar em segurança um animal selvagem até chegar ao RIAS.
Um deles foi encontrado e encaminhado para o nosso centro pela Associação Ambiental e Cultural Protagonist Falcon, e apenas se encontrava desidratado, e sem lesões aparentes, tendo tido uma recuperação rápida.
O segundo peneireiro foi um caso mais delicado, pois chegou-nos há mais de dois meses com a pata direita inchada e sem dois dedos, algo causado possivelmente por um fio. No entanto, este contratempo não afetou a sobrevivência da ave, tornando possível a sua devolução à Natureza.
Para este momento, tivemos a ajuda da vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, e da Presidente da Direção Nacional da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
Foi com esta atividade que terminou a nossa participação na 10ª edição do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres.
Os participantes descobriram que aquilo que não é digerido por algumas aves, é expelido na forma de uma massa (composta por ossos, pêlos, penas, e até mesmo dentes) que permite conhecer a dieta da ave em questão, neste caso rapinas noturnas, e eventualmente ajudar na sua conservação.