Durante esta semana, o RIAS devolveu à Natureza vários animais. Dois abelharucos (Merops apiaster) e um andorinhão-preto (Apus apus) voltaram a voar em liberdade após terem ingressado no nosso centro enquanto crias.
Abelharucos. |
Devolução à Natureza de dois abelharucos. |
Devolução à Natureza de andorinhão-preto. |
O interesse das pessoas em conhecer o trabalho de um centro de recuperação de animais selvagens é cada maior, e por isso, na Quinta-feira recebemos no nosso Centro de Interpretação Ambiental um grupo de cerca de 40 campistas do Parque de Campismo do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.
Através de câmaras de vigilância que temos disponíveis, mostrámos alguns dos animais em recuperação: alcaravão, gaivotas, peneireiros-vulgares e um bufo-real.
Uma parte importante da nossa exposição é dedicada aos fatores de ameaça de alguns dos animais que nos chegam. Desde armadilhas para abate ilegal, tiro, a material que os animais ingerem ou onde ficam presos, pondo em causa a sobrevivência destes.
Esperamos desta forma, sensibilizar todos os que nos visitam para um esforço conjunto em prol da conservação da Natureza.