No decorrer desta semana, o RIAS, em conjunto com o Ciência Viva no Verão, realizou a atividade ‘Hotel para Insetos’. Após uma breve apresentação sobre o que são insetos e as razões pelas quais precisamos destes animais, foi hora de pôr mãos-à-obra.
Com diferentes materiais, foram construídas duas estruturas que irão servir de abrigo para diferentes espécies de insetos.
Ainda no mesmo dia, parte da nossa equipa deslocou-se até Tavira para devolver à Natureza uma cegonha-branca (Ciconia ciconia). Este momento tornou-se ainda mais especial porque a nós, juntaram-se os militares que a encontraram, alguns funcionários do Canil/Gatil de Tavira, e o Presidente da Junta de Freguesia.
Na Quinta-feira recebemos um grupo de campistas do Parque de Campismo do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. Apresentámos o nosso trabalho, e de uma forma interativa e informal, conheceram o nosso Centro de Interpretação Ambiental. Puderam tocar em asas de aves de rapina, conhecer as espécies de cágados da fauna portuguesa, e as infelizes causas que trazem muitos animais até ao RIAS.
A semana terminou com a devolução à Natureza de dois andorinhões-pretos (Apus apus) e dois andorinhões-pálidos (Apus pallidus).
Estas aves chegaram caídos do ninho, e ainda não eram totalmente independentes. Agora recuperados e a alimentar-se, poderão sobreviver por si mesmos.