No dia 19 de Dezembro amigos e voluntários do RIAS tiveram a honra de assistir a um dos mais impressionantes momentos do trabalho do centro: a devolução à natureza de 6 grifos recuperados.
Estas imponentes aves ingressaram no RIAS no final de Setembro e Outubro sendo provenientes de Mértola, Serpa, Beja, Almancil e Fuseta. Estavam todos bastante debilitados na sua chegada ao RIAS, essencialmente devido à dificuldade em encontrar alimento durante o período de migração.
Com o auxílio do Parque Natural da Ria Formosa, deslocamo-nos à serra de Alcaria Ruiva, em Mértola, local de eleição para esta libertação devido à proximidade de dormitórios conhecidos e alimentadores dirigidos a esta espécie.
Foi um momento de grande emoção, quando amigos e voluntários do RIAS, técnicos da Liga para a Protecção da Natureza, Vigilantes da Natureza do ICNF e técnicos do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico abriram as 6 caixas e deixaram voar em liberdade estas magníficas aves.
Para além das habituais anilhas metálicas com que todas as aves são libertadas, três dos seis grifos foram marcados com marcas alares verdes que permitirão um melhor seguimento pós-libertação destas aves.