Devolução à Natureza de uma toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala), de um andorinhão-pálido (Apus pallidus) e de um alcaravão (Burhinus oedicnemus)
Quinta de Marim – Olhão
13 de Julho de 2018
No passado dia 13 de Julho foram devolvidos à Natureza uma toutinegra-de-cabeça-preta, de um andorinhão-pálido e um alcaravão. Estas três aves ingressaram no RIAS após terem sido encontradas, ainda crias, fora dos seus ninhos.
O processo de recuperação destes animais órfãos consiste na disponibilização de alimento adequada com bastante frequência até que comecem a alimentar-se sozinhos. Depois, o processo passa por iniciar treinos de voo e de caça, no caso dos animais predadores.
Assim que estes animais se tornam totalmente independentes são rapidamente devolvidos à Natureza.
Devolução à Natureza de um chapim-real (Parus major) e de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim – Olhão
13 de Julho de 2018
Um chapim-real e um cágado-mediterrânico foram também devolvidos à Natureza no mesmo dia. Estes dois animais encontravam-se em situação de cativeiro ilegal antes de ingressarem no RIAS. No caso do cágado, como não apresentava quaisquer tipo de lesões causadas pelo período de cativeiro, foi devolvido à Natureza pouco depois.
No caso do chapim, como esteve algum tempo fechado numa gaiola, foi necessário esperar algum tempo até que algumas das penas crescessem e que a ave voltasse também a alimentar-se sozinha. Assim que estava a voar correctamente, foi devolvida à Natureza.