Devoluções à Natureza de 4 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e 4 gaivotas-d’asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim – Olhão
30 de Dezembro de 2016
A maioria destas gaivotas ingressou devido a doença. Encontravam-se bastante debilitadas, com dificuldades em se manter em pé ou mesmo alimentar-se. Nos primeiros dias foram tratadas com fluido-terapia e posteriormente foi-se auxiliando na alimentação até terem forças para se alimentar sozinhas.
Uma destas gaivotas chegou-nos com uma fractura de cúbito. O seu tratamento consistiu em imobilizar a asa afectada e posteriormente realizar sessões de fisioterapia.
No final foram todas submetidas a treinos de voo. Uma delas foi devolvida à natureza por quem a encontrou e as restantes por técnicos do RIAS e visitantes do Parque Natural da Ria Formosa.
Devoluções à Natureza de um peneireiro-comum (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim – Olhão
30 de Dezembro de 2016
Um peneireiro-comum foi encontrado em Luz de Tavira depois de ter colidido contra uma estrutura. Devido à colisão fracturou a clavícula da asa esquerda. Foi necessário administrar anti-inflamatório e imobilizar a asa afectada até que a fractura ossificasse.
No final da recuperação foi submetido a treinos de voo e de caça.
Devoluções à Natureza de um guincho-comum (Larus ridibunbus)
Quinta de Marim – Olhão
30 de Dezembro de 2016
Um guincho-comum foi encontrado em Lagos por um particular. Estava muito debilitado, com paralisia das patas e diarreia. Foi tratado com fluído-terapia e posteriormente alimentado com papa. No final foi submetido a treinos de voo. Foi devolvido à natureza por visitantes da Quinta de Marim.