A ANA – Aeroporto de Faro convidou o RIAS para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade e que melhor forma de celebrar este dia do que com a devolução à natureza de um animal recuperado no nosso centro.
Assim, na presença do Sr. Director e de colaboradores da equipa de ambiente do aeroporto de Faro o RIAS devolveu à natureza uma águia-d’asa-redonda.
Devolução à Natureza de uma águia-d’asa-redonda (Buteo buteo)
Ludo – Faro
20 de Maio de 2016
Uma águia-d’asa-redonda foi encontrada em Vila do Bispo e reencaminhada para o RIAS pelos vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. Tinha uma deformação no bico que lhe causou alguns ferimentos na língua e suspeita-se que tenha estado em cativeiro ilegal, tanto pelo seu comportamento como pela deformação do bico ser típica de rapinas mantidas em cativeiro.
Depois de tratado o ferimento na língua, foi colocada junto com outras águias para socializar, treinar o voo e treinar a caça.
Teve cerca de 5 meses no RIAS, pois demorou algum tempo a recuperar o comportamento selvagem natural da espécie.
Foi devolvido à natureza pelo Sr. Director do Aeroporto de Faro no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de Maio) e foi baptizada de “Dakota”.