Devolução à Natureza de três gaivotas-d’asa-escura (Larus fuscus) e uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim – Olhão
29 de Outubro de 2015
Duas destas gaivotas ingressaram devido a doença. Estavam debilitadas e desidratadas e foi necessário administrar fluídos e auxilar na alimentação.
Outra gaivota tinha uma fractura na asa. Neste caso o tratamento consistiu em imobilizar a asa afectada para que a ferida cicatrizasse correctamente. Posteriormente foram realizadas diversas sessões de fisioterapia para que recuperasse a totalidade dos movimentos.
Por fim, a quarta gaivota tinha ferimentos no bico e asas provocados por fio de pesca. Tinha também uma fractura na pata direita que necessitou ser imobilizada.
Os animais foram devolvidos à natureza por técnicos e voluntários do RIAS e por um dos particulares que nos entregou um dos animais.
Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaoto)
Quinta de Marim – Olhão
29 de Outubro de 2015
Uma rola-turca juvenil foi encontrada em Faro. Era ainda incapaz de voar pelo que deverá ter caído do ninho. A sua recuperação consistiu em alimentação adequada, treinos de voo e socialização com outra rola.
Devolução à Natureza de três gansos-patola (Morus bassanus)
Ilha Deserta – Faro
29 de Outubro de 2015
Um ganso-patola sub-adulto e dois juvenis ingressaram no RIAS devido a debilidade, vindos de Tavira e de Albufeira. A sua recuperação consistiu em alimentação adequada e tratamento e prevenção de aspergilose (infecção fúngica comum em aves marinhas). Os três gansos-patola foram devolvidos à natureza por técnicos e voluntários do RIAS.