Devolução à Natureza de uma gineta (Genetta genetta)
Santa Catarina – Tavira
14 de Junho de 2015
Uma gineta ingressou no RIAS após ter sido encontrada num poço. O animal encontrava-se bastante magro e desidratado e com feridas graves. Um dos olhos estava cego e com a córnea perfurada tendo sido necessário proceder a uma intervenção cirúrgica para o remover. As patas estavam com feridas e com as unhas gastas pelo esforço que deve ter feito para tentar sair do poço. Uma das patas tinha uma infecção grave, apresentando larvas e falta de alguns dedos .
Pata com larvas à chegada Pata no final da recuperação
Foi ainda necessário administrar antibiótico e anti-inflamatório. No final da recuperação (com a pata e o olho já sarados) foi colocada numa câmara exterior para treinar a caça. Foi devolvida à natureza por técnicos e voluntários do RIAS.
Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim -Olhão
14 de Junho de 2015
Um mocho-galego foi encontrado por um particular na zona de Loulé. Era uma cria que tinha caído do ninho, mas não apresentava lesões. Foi necessário alimentá-lo até que crescessem todas as penas necessárias ao voo. Posteriormente foi submetido a treinos de voo e caça. Foi quem o encontrou que o devolveu à natureza.