Nos dias 21 e 22 de Março de 2015, o RIAS/ALDEIA organizou mais uma edição do Curso Iniciação: Identificação e Ecologia de Répteis e Anfíbios, que decorreu na Casa João Lúcio/Ecoteca de Olhão e na Quinta de Marim (Parque Natural da Ria Formosa).
No primeiro dia da formação foi abordado o grupo dos Anfíbios, onde se falou das características morfológicas, importância ecológica, biologia, ecologia e principais ameaças das diferentes espécies em Portugal. Foram também apresentados os projectos “Charcos com Vida” e o “LIFE Charcos”. Durante a noite realizou-se uma saída de campo.
O segundo dia foi dedicado ao grupo dos Répteis, onde se falou essencialmente sobre os mesmos temas, mas desta vez referentes às diferentes espécies de répteis em Portugal. Neste dia foi também apresentado o projecto LIFE+ Trachemys. A parte teórica do curso terminou com uma palestra sobre a importância dos centros de recuperação de fauna selvagem na conservação destes grupos de animais. O curso foi finalizado com uma saída de campo durante a tarde.
Durante este curso de dois dias os participantes puderam observar as seguintes espécies:
Sapo-corredor (Epidalea calamita)
Rã-verde (Rana perezi)
Rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi)
Camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus)
Salamadra-de-costelas-salientes (Pleurodeles walto)
Osga-comum (Tarentola mauritanica)
Cobra-de-ferradura (Coluber hippocrepis)
Cobra-cega (Blanus cinereus)
Cobra-d’água-viperina (Natrix maura)
Cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)