No passado dia 23 de Fevereiro, alunos da Escola de Castro Marim visitaram o RIAS no âmbito da Campanha de Apadrinhamento para Escolas. Cerca de 40 crianças do 5º ano tiveram a oportunidade de visitar o nosso centro de interpretação ambiental aprendendo sobre o que faz um centro de recuperação de animais selvagens e sobre as principais espécie que recebemos. Durante a visita puderam ainda tocar em materiais biológicos e pôr em prática os conhecimentos adquiridos através de jogos didácticos.
No final da visita os alunos devolveram à natureza os animais apadrinhados: uma gaivota-de-patas-amarelas e uma rola-turca (ver abaixo).
Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e de uma rola-turca (Streptopelia decaocto)
Quinta de Marim – Olhão
23 de Fevereiro de 2015
Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada por um particular em Portimão e reencaminhada para o RIAS pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. O animal apresentava sintomas de uma doença debilitante. O tratamento consistiu na administração de fluídos e posterior alimentação assistida.
A rola-turca foi encontrada em Olhão por um particular e encaminhada para o RIAS. Não tinha lesões aparentes pelo que foi mantida para observação.
No final ambos foram submetidos a treinos de voo.
Uma escola de Castro Marim apadrinhou e devolveu estes animais à natureza baptizando-os de “Castro” e de “Marim”.