Devolução à Natureza de um camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim – Olhão
28 de Agosto de 2014
Este camaleão juvenil foi encaminhado para o RIAS após ter sido encontrado na Praia de Faro, numa zona pouco segura para este animal. Como não apresentava lesões nem comportamentos estranhos aos da espécie foi imediatamente devolvido à natureza por uma visitante do CIA-RIAS que o baptizou de “Zebedeu”.
Devolução à Natureza de cinco gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim – Olhão
28 de Agosto de 2014
Duas destas gaivotas-de-patas-amarelas ingressaram no RIAS com sintomas de debilidade. Foi necessário proceder à administração de fluídos e auxiliar na sua alimentação até que o fizessem por si.
As restantes gaivotas foram encaminhadas para o centro após caírem do ninho. Como eram ainda muito jovens, e não se encontravam plenamente desenvolvidas, a sua recuperação consistiu em alimentá-las até que crescessem todas as penas necessárias ao voo.
Uma vez recuperadas todas estas gaivotas foram submetidas a treinos de voo, tendo sido devolvidas à natureza por técnicos e voluntários do RIAS. Uma delas foi baptizada “Freedom” por quem a encontrou.
Devolução à Natureza de quatro mochos-galegos (Athene noctua)
Quelfes – Olhão
28 de Agosto de 2014
Estes mochos-galegos foram encaminhados para o RIAS por particulares e pelos Vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. Todos eles, à excepção de um, foram encontrados após terem caído do ninho. A sua recuperação consistiu em alimentá-los até que crescessem todas as penas necessárias ao voo.
O último mocho ingressou com suspeita de traumatismo craniano. Foi necessário administrar vitamina B, anti-inflamatório e diurético e foi mantido em repouso.
Todos os mochos foram posteriormente submetido a treinos de voo e caça, tendo sido libertados por técnicos e voluntários do RIAS.