Devolução à natureza de 1 peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, Faro
Esta pequena ave de rapina deu entrada no RIAS no dia 10 de Janeiro após ter sido recolhida em Almancil e entregue no centro por um particular.
Face aos sinais clínicos que apresentava, uma ferida na asa esquerda e a zona bastante inflamada, os veterinários suspeitaram de tiro, pelo que o seu plano de recuperação consistiu na limpeza da área lesionada, imobilização da asa e administração de um anti-inflamatório.
Assim que se verificou a sua recuperação transferiu-se a ave para uma câmara exterior de grandes dimensões onde pode treinar o voo e a caça.
A sua devolução foi organizada com o Curso Profissional de Turismo Rural e Ambiental na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro. Durante as actividades das Pinheiríadas, um grupo de jovens do curso montou uma banca onde divulgou o trabalho do RIAS e realizou uma campanha de angariação de fundos para o apadrinhamento de um animal selvagem. A devolução à natureza do peneireiro foi antecedida de uma palestra onde se deu a conhecer um pouco mais sobre as instalações e o trabalho do RIAS, e sobre a ecologia da espécie libertada. No final a ave foi baptizada de Pinha.