Este Grifo (Gyps fulvus) ingressou no RIAS no dia 11 de Novembro de 2010 bastante debilitado, uma vez que se encontrava na sua época de dispersão e provavelmente não encontrou alimento suficiente para se sustentar. A sua recuperação consistiu em alimentação própria para a espécie e treinos de voo.
Foto de Diogo Raposo
Após a sua total recuperação e antes de ser devolvido à natureza este animal foi marcado com marcas alares verdes com o código KA. Com esta marcação foi possível identificar a ave de longe com recurso a um telescópio.
Durante o mês de Julho de 2011 em 4 dias diferentes esta ave foi observada no Sul de França (Cañón del Verdon) a cerca de 1350km do local onde foi devolvido à natureza, em Alcaria Ruiva – Mértola no dia 26 de Janeiro de 2011.
Foto tirada por observador em França
Com esta recaptura visual o RIAS tem mais uma prova de que o seu trabalho está a ser bem sucedido e que todos os seus esforços não são em vão.
O RIAS agradece ainda o apoio dado pela empresa Strix Lda que se disponibilizou para colaborar com o nosso trabalho financiando os marcadores alares e a sua colocação.