No dia 16 de Agosto o RIAS realizou um workshop no Centro de Ciência Viva de Tavira inserida nas actividades do Ciência Viva no Verão 2011.
O workshop teve como principais objectivos não só dar a conhecer o RIAS e todo o seu trabalho realizado como também dar a conhecer aos participantes um pouco mais da fauna selvagem portuguesa através da identificação de penas, ossos, egagrópilas, pegadas e outros, e incentivá-los a ajudarem o RIAS na Conservação e Recuperação da fauna portuguesa.
No final, os participantes foram brindados com a libertação de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) nas salinas de Vale Caranguejo, que também contou com a presença de elementos do SEPNA/GNR de Tavira.
A cegonha, ainda juvenil, foi entregue no RIAS no dia 13 de Junho pelo SEPNA/GNR de Tavira, após alerta de um funcionário da EDP com a suspeita de ter caído de um ninho num poste de alta tensão em Martim Longo.
Visto que o animal não apresentava nenhum tipo de lesão, o seu processo de recuperação no RIAS baseou-se apenas em alimentação adequada e regular e treinos de voo.
A cegonha foi então libertada por um dos participantes do workshop e baptizada de “Tavira”.