Recorda-se da águia de Bonelli que ingressou no RIAS no final de outubro por tentativa de abate a tiro? ? Águia de Bonelli, uma espécie com estatuto de conservação ‘Em Perigo’ ingressa no RIAS com dois projéteis de caçadeira
Esta ave apresentava dois projéteis de caçadeira no pulso direito e na cauda, mas também uma fissura no cúbito direito que apresentava ainda restos de munição. Sem possibilidade de retirar os projéteis, e dada a extrema debilidade em que se encontrava, a única medida a tomar foi estabilizar a ave.
Por ser uma espécie bastante sensível, a equipa restringiu o contacto com esta ave ao mínimo possível, fornecendo o alimento através de um tubo com acesso à instalação. Comprovado mais tarde o aumento de peso e a capacidade de voar na perfeição, foi considerada apta a ser devolvida novamente à Natureza.
Para isto, a equipa do RIAS deslocou-se até à Mata da Conceição, em Tavira, onde nos encontrámos com Vigilantes da Natureza do ICNF, e com Andreia Dias, colaboradora da Equipa de Maneio de Fauna Selvagem do Ministério do Meio Ambiente Espanhol, que aguardava para colocar um transmissor GSM na ave. Este dispositivo foi cedido pelo GREFA, no âmbito do projeto AQUILA a-LIFE. Conheça melhor o trabalho desta equipa ? AQUI
Posteriormente, foram anotadas medidas biométricas que irão contribuir para um melhor conhecimento da espécie.
A águia de Bonelli é uma espécie ‘Em Perigo’, cujas ameaças incluem colisão e electrocussão em linhas aéreas de distribuição e transporte de energia, perseguição humana através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados, degradação dos habitats de nidificação e/ou alimentação devido à construção de infraestruturas, entre outras.