Durante esta semana, o RIAS deslocou-se até ao concelho de Vila do Bispo para dar a conhecer às crianças das escolas de Budens, Vila do Bispo e Sagres o seu novo afilhado: um ouriço-cacheiro.
Estes padrinhos e madrinhas descobriram várias curiosidades sobre a espécie. O número de espinhos, os sons que fazem para comunicar, a sua alimentação, e as razões pelas quais ingressam no nosso centro.
Desde que chegou ao RIAS, acompanhámos esta cria de ouriço através de fotografias e alguns vídeos, para que pudéssemos mostrar às crianças o processo de recuperação. Desde a papa, à comida sólida. Desde o isolamento inicial, até à socialização com outros ouriços aqui ingressados.
Para compreenderem todo o trabalho envolvido na recuperação de um animal, também apresentámos a equipa do RIAS. A veterinária, o responsável de reabilitação, as voluntárias, os biólogos responsáveis pela monitorização ambiental, e as responsáveis pela gestão, educação ambiental e coordenação do centro. Todos temos que trabalhar em conjunto para o bem-estar dos animais.
No final, puseram mãos à obra para encontrar palavras escondidas numa sopa de letras, e ainda ajudaram um ouriço a encontrar a sua comida favorita, insetos.
Em Maio, voltaremos para a 2ª fase deste projeto: a construção de um ouriço-cacheiro.