E porque até os “nossos” animais selvagens têm direito a festas de natal, na semana passada fomos até à Festa de Natal do Kids Club do Vila Vita Parc para devolver à natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba).
Esta ave de rapina ingressou no RIAS após ter sido atropelada em meados de novembro. Apresentava sangue no bico e tinha também uma fratura na pata esquerda, na qual foi colocada uma tala para imobilizar os ossos envolvidos. Iniciou-se também tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios e ficou em repouso nos nossos cuidados intensivos.
Aos poucos, começou a ganhar forças e a alimentar-se sozinha, o que permitiu que cerca de uma semana depois lhe fosse retirada a ligadura e fosse então transferida para uma câmara de recuperação maior, onde já tinha mais espaço para movimentos e contacto com o exterior.
Alguns dias mais tarde, foi finalmente transferida para uma instalação exterior, onde ficou a praticar o voo e onde pudemos comprovar a sua capacidade de caçar, essencial para ser libertada.
Foi então pelas mãos desta corajosa voluntária que foi devolvida à natureza.
Temos que agradecer ao Vila Vita Parc pelo convite e pelo apoio que tem dado ao nosso centro.