O RIAS teve uma semana fantástica!
Começando pelo passado Sábado, com a atividade para observação de borboletas noturnas, em conjunto com a Ciência Viva no Verão.
Apesar de haver em Portugal mais espécies noturnas do que diurnas, estes insetos são geralmente pouco conhecidos. Por esta razão, esta é uma atividade que desperta a curiosidade dos nossos participantes.
Durante este evento, foi possível ver entre 20 a 30 espécies de borboletas noturnas.
Para saber mais sobre estas borboletas, poderá visitar esta notícia da Wilder e este folheto da ALDEIA.
Na Terça-feira recebemos no nosso centro uma simpática família para realizar outra atividade enquadrada na Ciência Viva no Verão: ‘Descobre os morcegos’.
Percebemos porque são mamíferos, apesar de conseguirem voar; aprendemos que apesar de alguns se alimentarem de sangue, a grande maioria come insetos e frutos; e chegámos à conclusão de que sem morcegos, os ecossistemas ficariam em desequilíbrio.
No final da atividade, pais e filhos construíram os seus próprios morcegos.
No final do dia, foram ainda libertadas duas andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum) com algumas das pessoas que as encontraram.
A meio da semana, foram devolvidas à Natureza duas garças.
Uma garça-boieira (Bubulcus ibis) que apresentava alguma debilidade quando ingressou no RIAS, e uma garça-real (Ardea cinerea) que mostrava sinais de afogamento.
Felizmente, ambas recuperaram e voam agora novamente em liberdade.
Devolução à Natureza de Garça-boieira.
Devolução à Natureza de Garça-real.