No início do mês passado foram observadas duas cegonhas-brancas juvenis no ninho, que pareciam estar com alguma dificuldade nos seus movimentos. Os Bombeiros Municipais de Olhão, como já fizeram tantas outras vezes, deslocaram-se ao local para resgatar estas aves e transportaram-nas até ao nosso centro.
Aquilo que foi observado durante o exame físico deixou-nos a todos bastante tristes. Uma das irmãs apresentava uma ferida bastante profunda resultante do fio/corda que estava à volta da sua pata direita. Este enredamento comprometeu a circulação sanguínea e os tendões da pata, que impedia a ave de se conseguir manter em pé, impossibilitando a sua sobrevivência na Natureza. Infelizmente, e após deliberação, a equipa teve de optar por eutanasiar esta cegonha.
Por sorte, a sua irmã não apresentava qualquer tipo de ferimento, e apenas lhe foi administrada uma solução multivitamínica para fortalecer qualquer carência que tivesse a este nível.
Mais tarde, foi transferida para instalações exteriores, onde esteve a realizar fisioterapia e a recuperar a sua condição física.
Juntamente com mais três cegonhas (uma delas também entregue por elementos dos Bombeiros) foi devolvida à Natureza.
Nunca é demais agradecer todo o esforço e companheirismo que os Bombeiros de Olhão / Proteção Civil de Olhão sempre demonstram para com o RIAS.
Obrigada!