Bútio-vespeiro recupera depois de ter sido resgatado de um lagar

Partilha esta publicação

No início do mês, chegou ao RIAS uma ave totalmente conspurcada. Era um bútio-vespeiro (Pernis apivorus) juvenil que havia sido resgatado de dentro de um lagar, e estava coberto por um sub-produto de azeite.


O protocolo do RIAS para estes casos inclui, depois de estabilizar, a limpeza de toda a sujidade/gordura, e assim fizemos. Por ser um processo demorado, foi necessário recorrer a anestesia, e foi usado um produto desengordurante para limpar cuidadosamente todas as penas. De seguida, o produto foi removido com água morna, e foi realizada a secagem da ave para evitar hipotermia.

No dia seguinte, já estava a voar na perfeição. Após deliberação, foi decidido que não era necessário mantê-lo mais tempo em recuperação, e por isso, foi rapidamente libertado.

Esta é uma espécie cujo estatuto de conservação em Portugal é ‘Vulnerável’ devido à destruição de áreas florestais autóctones maduras, plantação mono-florestal, perseguição humana, entre outras.

Deve o seu nome à preferência que tem por alimentar-se de larvas e adultos de vespas, que captura seguindo os adultos até aos seus ninhos. Apesar disto, também caça anfíbios, pequenos répteis e aves.


Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *