No passado fim-de-semana, dias 19 e 20 de Novembro, o RIAS organizou um Curso de Iniciação à Anilhagem Científica de Aves na sede do Parque Natural da Ria Formosa.
O curso foi ministrado pela Fábia Azevedo e pelo anilhador credenciado Thijs Valkenburg e contou com a presença de 19 participantes.
O curso foi composto por uma componente teórica, onde se enquadrou a anilhagem na história e legislação portuguesa e deu a conhecer técnicas que se utilizam actualmente, e por uma componente prática, com a realização de uma sessão de anilhagem de passeriformes com rede e de uma sessão de anilhagem de gaivotas que foram posteriormente devolvidas à natureza.
No final do curso, os participantes foram presenteados com a libertação de 3 gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus) que deram entrada no RIAS nos dias 27 de Setembro, e 4 e 7 de Outubro por se encontrarem bastante debilitadas. As gaivotas foram recolhidas na Praia de Faro e em Quarteira pelos vigilantes da natureza do Parque Natural da Ria Formosa e pela equipa SEPNA/GNR-Faro.
Visto que ambas as aves apresentavam o mesmo tipo de sinais clínicos, o seu processo de recuperação consistiu em fluidoterapia até recuperarem a sua condição física. Posteriormente foram colocadas em conjunto com outras gaivotas numa jaula com um lago onde além de receberem alimentação puderam treinar o voo.
Após a equipa do centro verificar que as aves estavam em boas condições de serem libertadas, procedeu-se à sua devolução na Quinta de Marim em Olhão, e contou com a presença dos participantes do curso.