Devolução à natureza de cinco ouriços-cacheiros (Erinaceus europaeus)
24 de Setembro de 2016
Quinta de Marim, Olhão
Esta ninhada de 5 ouriços chegou ao RIAS no dia 20 de Junho. Foram encontrados junto a uma escola em Portimão, bastante desprotegidos e sem a progenitora por perto.
No dia em que chegaram pesavam entre 60 e 85g tendo sido necessário fornecer-lhes alimentação adequada para crias durante as primeiras semanas. Assim que começaram a ser independentes foram colocados numa instalação exterior de forma a minimizar a hipótese de domesticação.
Depois de três meses no nosso centro, já bastante mais crescidos, foram devolvidos à natureza pelos padrinhos e madrinhas que contribuíram para o seu processo de recuperação e a quem voltamos a agradecer.
No momento da libertação, os ouriços foram baptizados de “Pico”, “Chico”, “Teddy”, “Amorzito” e “Pica pica”.
Aproveitamos ainda para agradecer a todas as pessoas que amavelmente contribuíram com ração para ajudar a recuperação destes animais! Muito obrigado!
Devolução à natureza de três cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
24 de Setembro de 2016
Quinta de Marim, Olhão
Um dos cágados-mediterrânicos, encontrado em Almancil, apresentava uma fractura na carapaça e no plastrão pelo que o seu tratamento consistiu na resolução da fractura e administração de antibiótico. Os outros dois foram encontrados em Portimão e Quelfes em locais inapropriados para esta espécie.
Foram devolvidos à natureza por quem os encontrou e por visitantes da Quinta de Marim que os baptizaram de “Cavacos”, “Samuel” e “Tiago”.