A 17 de outubro, tal como anunciado, realizou-se uma sessão de jogos de tabuleiro, organizada pela associação Sê Mais Sê Melhor e pelo Clube MTG Olhão, no âmbito da Algarve Con, e integrada na SEIVA – Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental.
Para ajudar o RIAS, foi colocada uma caixa de donativos neste evento, com o objetivo de recolher fundos para apadrinhar um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) em recuperação no nosso centro.
No sábado seguinte, membros destas organizações deslocaram-se até ao RIAS para ver voar o seu afilhado, batizado de Conrado.
Este peneireiro-vulgar ingressou no RIAS com sinais de ter sido mantido em cativeiro ilegal – várias penas das asas estavam danificadas e apresentava lesões plantares em ambas as patas, consequência das condições em que era mantido.
Para não estar em recuperação até que fizesse a mudança completa das penas danificadas, foi realizado o Imping, ou enxerto, de 4 penas primárias em cada asa.
Esta técnica permitiu ao peneireiro recuperar rapidamente a capacidade de voar na perfeição, e ser devolvido à Natureza pelos seus orgulhosos padrinhos.