Devolução à Natureza de 3 Pintassilgos (Carduelis carduelis), 1 Verdilhão (Carduelis chloris), 5 Pintaroxos (Carduelis cannabina) e 1 Chamariz (Serinus serinus)
Quinta de Marim – Olhão
20 de Outubro de 2012
Todos estes passeriformes deram entrada no RIAS no dia 20 de Outubro, após terem sido apreendidos em Tavira pela equipa SEPNA/GNR dessa cidade. Tratando-se de aves que foram capturadas ilegalmente no próprio dia, o tempo de permanência no RIAS foi bastante reduzido, o suficiente para testar o voo de todos os animais. Foram devolvidos à Natureza pelos técnicos do RIAS.
Aproveitamos para relembrar que a captura e detenção de aves selvagens é ilegal e punível por lei.
Montenegro – Faro
Este pequeno falcão foi entregue no RIAS no início de Junho e não apresentava nenhuma lesão física. O seu processo de recuperação consistiu em treinos de voo e caça juntamente com outros peneireiros-vulgares numa instalação exterior. Foi devolvido à natureza pela sua madrinha.
A coruja-das-torres deu entrada no centro no dia 17 de Setembro, também sem lesões físicas, para além de alguma desidratação. O seu tratamento consistiu em hidratação e treinos de voo e caça juntamente com outras corujas-das-torres numa instalação exterior adaptada a estes animais. Foi também devolvida à natureza pela sua madrinha que a baptizou de “Montenegro”.