Devolução à Natureza de três mochos-galegos (Athene noctua)
Quinta de Marim – Olhão
10 de Agosto de 2018
Foram devolvidos à Natureza três mochos-galegos recuperados no RIAS. Destes três mochos um deles ingressou no Centro por ter sido vítima de um atropelamento e os restantes por terem caído dos seus ninhos. No caso do mocho atropelado o processo de recuperação consistiu em cuidar dos traumatismos que este sofreu e monitorizar a sua evolução e comportamento para perceber se não tinham ocorrido danos ao nível do sistema neurológico. No caso das duas crias que caíram do ninho a recuperação consistiu na sua alimentação até que começassem a caçar e, com a ajuda de outros mochos em recuperação, iniciar treinos de voo. Assim que todos começaram a caçar e a voar em perfeitas condições, foram devolvidos à Natureza na companhia de alguns dos seus padrinhos.
Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba) e de uma coruja-do-mato (Strix aluco)
Quinta de Marim – Olhão
10 de Agosto de 2018
Estas duas corujas ingressaram no RIAS após terem sido encontradas algo debilitadas. Tratavam-se de duas aves jovens que caíram dos seus ninhos há pouco tempo. Como não apresentavam qualquer tipo de lesões o processo de recuperação consistiu numa alimentação adequada disponibilizada com frequência até que começassem a caçar. Os treinos de caça e de voo iniciaram-se pouco depois e, assim que se verificou que estavam em perfeita forma, foram devolvidas à Natureza.
Devolução à Natureza de um noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis) e de uma rola-turca (Streptopelia decaocto)
Quinta de Marim – Olhão
10 de Agosto de 2018
Um noitibó-de-nuca-vermelha e uma rola-turca foram devolvidos à Natureza. A rola era uma cria que foi encontrada após cair do seu ninho e o noitibó apresentava uma rotura de um saco aéreo. Em ambos os casos o processo de recuperação foi rápido e, ao fim de alguns treinos de voo , foram devolvidos à Natureza.