Devolução à Natureza de um papa-figos (Oriolus oriolus), de quatro andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum) e de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim – Olhão
13 de Agosto de 2018
O papa-figos ingressou no RIAS devido a uma luxação no ombro. Após algumas sessões de fisioterapia, iniciaram-se os treinos de voo. Como a ave estava a alimentar-se sozinha e com uma boa condição física, assim que começou a voar perfeitamente foi devolvida à Natureza.
As quatro andorinhas-dos-beirais foram entregues no RIAS após terem caído dos seus ninhos. Numa primeira fase foram alimentadas, até que começassem a comer sozinhas, garantindo assim que a sua condição física não se deterioraria. Os treinos de voo iniciaram-se pouco depois e, assim que se verificou que voavam em perfeitas condições, foram imediatamente devolvidas à Natureza.
Foi ainda devolvido à Natureza uma camaleão-comum que tinha sido encontrado a atravessar uma estrada bastante movimentada perto do centro de Olhão. Foi então recolhido por alguns habitantes que o trouxeram até ao RIAS onde foi examinado e, por não apresentar qualquer tipo de lesões, foi devolvido à Natureza num local mais seguro e adequado.