Devolução à Natureza de uma tordoveia (Turdus viscivorus), de um melro-preto (Turdus merula), de duas andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum) e de dois andorinhões-pretos (Apus apus)
Quinta de Marim – Olhão
20 de Julho de 2018
Estas seis aves que foram devolvidas à Natureza ingressaram no RIAS ainda crias. Foram encontradas no chão após terem caídos dos seus ninhos.
O processo de recuperação destas aves consistiu em alimentá-las com bastante frequência durante os primeiros dias até começarem a alimentar-se sozinhas.
Seguidamente foram iniciados treinos de voo e, assim que todas elas voavam em perfeitas condições, foram devolvidas à Natureza.
Devolução à Natureza de seis gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim – Olhão
20 de Julho de 2018
Das seis gaivotas-de-patas-amarelas que foram devolvidas à Natureza no dia 20 de Julho, duas ingressaram no RIAS após terem caído dos seus ninhos e as restantes quatro apresentavam sintomas de doença, síndrome parético. Esta doença é tratada com recurso a fluído-terapia nos primeiros dias de recuperação e depois com a disponibilização de alimento adequado. Após alguns treinos de voo, quando todas as gaivotas estavam a voar em perfeitas condições e a alimentar-se sozinhas, foram devolvidas à Natureza na Quinta de Marim, Olhão.
Devolução à Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim – Olhão
20 de Julho de 2018
Dois cágados-mediterrânicos foram devolvidos à Natureza na Quinta de Marim. Um deles ingressou no RIAS proveniente de uma situação de cativeiro ilegal. O outro cágado foi capturado acidentalmente quando se encontrava num local pouco seguro.
Como ambos os cágados não apresentavam lesões preocupantes, após uma curta estadia no RIAS foram devolvidos à Natureza.