Devolução à natureza de quatro gaivotas-d’asa-escura (Larus fuscus) e uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim – Olhão
24 de Outubro de 2014
Todas as gaivotas-d’asa-escura, à excepção de uma, ingressaram no RIAS após terem sido encontradas com sintomas de uma doença que as deixa muito debilitadas, tendo sido encaminhadas para o centro pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. A sua recuperação consistiu na administração de fluidos e alimentação assistida até que estas se conseguissem pôr de pé e alimentar sozinhas.
A última gaivota-d’asa-escura e a gaivota-de-patas-amarelas ingressaram com fracturas numa das asas, pelo que foi necessário proceder à imobilização da asa afectada e administração de anti-inflamatórios. Posteriormente foi necessário efecturar fisioterapia de forma a recuperarem a mobilidade.
Todas as gaivotas foram submetidas a treinos de voo, tendo sido devolvidas à natureza por técnicos, voluntários do RIAS e por visitantes do CIA – Centro de Interpretação Ambiental.
Devolução à Natureza de dois mochos-galegos (Athene noctua)
Quinta de Marim – Olhão
24 de Outubro de 2014
Estes mochos-galegos foram encontrados por particulares e encaminhados para o RIAS pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. Um deles foi encontrado após ter caído do ninho, sendo que a sua recuperação consistiu na alimentação até que crescessem todas as penas necessárias ao voo.
O outro mocho ingressou no RIAS desorientado, provavelmente devido a colisão com uma estrutura. Ao fim de uns dias de observação, verificou-se que o mocho tinha um comportamento normal.
Ambos os mochos foram submetidos a treinos de voo e caça, tendo sido um deles libertados por quem o encontrou e que os baptizaram de “Lucy” e “Lua”.