Devolução à Natureza de três andorinhões-pretos (Apus apus)
Quinta de Marim – Olhão
3 de Julho de 2015
Estes três andorinhões-pretos ingressaram no RIAS em diferentes ocasiões, mas todos devido a queda de ninho. Eram ainda muito jovens para conseguirem voar e foi necessário alimentá-los até que todas as penas crescessem. Foram devolvidos à natureza assim que atingiram o peso e o tamanho de adultos.
Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Conceição – Faro
3 de Julho de 2015
Um mocho-galego foi encontrado por um particular após ter caído do ninho na zona de Faro. Não apresentava lesões, era apenas muito jovem para conseguir voar e para se conseguir alimentar sozinho. Foi mantido numa câmara interior até que todas as penas necessárias ao voo crescessem. Posteriormente foi submetido a treinos de voo e de caça. Foi quem o encontrou que o devolveu à natureza e o baptizou de “Zoom”.
Devolução à Natureza de um texugo (Meles meles)
Ludo – Faro
3 de Julho de 2015
Um texugo foi encontrado na Quinta do Lago, preso num local de onde não conseguia sair. Verificou-se que tinha a visão muito diminuída num dos olhos, provocada por uma ferida, e apresentava as unhas muito gastas de tentar escapar do local onde ficou preso. O seu tratamento consistiu na administração de antibióticos e desinfecção das feridas nas patas. Foi devolvido à natureza por voluntários e técnicos do RIAS.