Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)
Quinta de Marim – Olhão
30 de Julho de 2015
Um melro-preto foi encontrado por um particular após ter caído do ninho. Verificou-se que não tinha lesões e a sua recuperação consistiu em alimentação até que crescessem todas as penas necessárias ao voo. Foi devolvido à natureza por quem o encontrou.
Devolução à Natureza de uma garça-branca-pequena (Egretta garzeta)
Quinta de Marim – Olhão
30 de Julho de 2015
Uma garça-branca-pequena foi encontrada em Olhão por um particular que a reencaminhou para o RIAS. Estava coberta de óleo e hipotérmica. Foi necessário lavar bem as penas com água morna e detergente e colocá-la num lugar quente para fazer subir a temperatura corporal. Posteriormente foi colocada uma câmara exterior para praticar o voo. Foi devolvida à natureza por um técnico do RIAS.
Devolução à Natureza de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Um camaleão-comum foi encontrado com uma ferida numa pata pelo que foi recolhido e trazido até ao RIAS. Verificando-se que a ferida era uma lesão já antiga e cicatrizada foi imediatamente libertado num local seguro. Foi marcado no âmbito de um estudo sobre a população desta espécie que está a ser realizado por um aluno de Mestrado.
Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim – Olhão
30 de Julho de 2015
Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada na Fuseta com fio de nylon a sair pelo bico. Verificou-se que o fio de nylon ainda tinha um anzol que estava preso no esófago da gaivota. Foi necessário realizar cirurgia para remove-lo. Posteriormente foi submetida a treinos de voo. Foi devolvida à natureza por quem a encontrou.