Devolução à Natureza de um peneireiro-comum (Falco tinnunculus) e de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim – Olhão
31 de Julho de 2018
Um peneireiro-comum foi devolvido à Natureza no dia 31 de Julho na Quinta de Marim, em Olhão. Esta ave chegou ao RIAS por ter sido encontrado após ter caído do seu ninho.
Por se tratar duma cria, foi alimentada com bastante frequência durante os seus primeiros tempos aqui no nosso Centro. Seguidamente foi colocada numa instalação com mais peneireiros onde pôde aprender a caçar e a voar com aves da mesma espécie.
Foi devolvido à Natureza quando se verificou que conseguia caçar sozinho e voar em perfeitas condições. Este momento foi partilhado com a Associação Clube Xzen.
Foi também devolvido à Natureza um ouriço-cacheiro que tinha sido encontrado em Olhão, num local pouco seguro para esta espécie. Além disso, este ouriço era ainda bastante jovem e necessitou de algum tempo no RIAS para que atingisse a condição física aconselhável para que pudesse ser devolvido à Natureza e, desta vez, num local mais seguro e adequado a esta espécie.
Quinta de Marim – Olhão
Destas oito aves libertadas apenas uma chegou ao RIAS proveniente de uma situação de cativeiro ilegal, as restantes ingressaram por terem caído dos seus ninhos.
A ave que estava em cativeiro era uma andorinha e, como se tratava também de uma cria, o processo de recuperação foi muito semelhante ao das restantes aves. Numa primeira fase disponibilizou-se alimentação com bastante regularidade e abundância e, seguidamente, iniciaram-se os treinos de voo.
Assim que todas as aves se alimentavam sozinhas e voavam em perfeitas condições, foram devolvidas à Natureza.