Devolução à Natureza de um gaio (Garrulus glandarius), 2 cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) e 6 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim – Olhão
5 de Julho de 2016
Hoje recebemos no RIAS uma visita muito especial e aproveitamos o momento para devolver à natureza alguns animais recuperados.
O gaio foi-nos entregue no dia 27 de Junho por um particular que o manteve em cativeiro durante alguns dias. Uma vez que não apresentava lesões nem comportamentos invulgares para a espécie o seu processo de recuperação foi rápido. Após alguns dias de treino de voo juntamente com outros gaios foi devolvido à natureza, tendo sido baptizado de “Azul”.
As duas cegonhas-brancas deram entrada no RIAS nos dias 17 e 25 de Junho sendo provenientes de Silves e de Tavira. Ambas caíram do ninho após tentarem realizar os primeiros voos. Uma vez que os locais não eram seguros para as aves, foram recolhidas e encaminhadas para o nosso centro pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. O seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada e treinos de voo juntamente com outras cegonhas.
No momento da sua libertação foram baptizadas de “Barnabé” e “Gertrudes”.
As 6 gaivotas-de-patas-amarelas deram entrada no RIAS durante o mês de junho, sendo provenientes de Albufeira, Vila Real de Santo António, e Portimão. Todas apresentavam sintomas de doença gastro-intestinal. O processo de recuperação destas aves consistiu em fluidoterapia, alimentação adequada e treinos de voo.
O RIAS agradece a Ana Fernandes “Capicua”, Marta Bateira “Beatriz Gosta”, Pedro Geraldes (Linda Martini) e amigos pela simpatia e interesse demonstrado! Obrigada e até breve!!