Um peneireiro-cinzento foi encontrado em Quelfes por um senhor que assistiu ao ataque de uma águia de grande porte a este individuo. O peneireiro apresentava feridas nas costas e pernas com penas arrancadas em grande parte do corpo. O seu tratamento consistiu em suturar e limpar as feridas. Foram também necessários vários meses (aproximadamente 3) para que as penas voltassem a crescerem e este pudesse voar. No final da recuperação foi submetido a treinos de voo e caça.
Este animal tinha dois padrinhos, um deles a Junta de Freguesia de Quelfes que se disponibilizou a apoiar a recuperação deste animal encontrado na sua freguesia.
O animal foi devolvido à natureza na presença dos seus padrinhos e da Escola Básica de Quelfes.
Um ouriço-cacheiro foi encontrado em Tavira por um particular que o encaminhou para o nosso centro. Era uma pequena cria de apenas 160g que tinha ficado orfão e ainda não tinha capacidade para sobreviver sozinha. Quando chegou ao centro foi desparasitado interna e externamente e alimentado com papa. Quando cresceu começou a ser alimentado com uma mistura de ração húmida, fruta e insectos.
Foi devolvido à natureza pela sua madrinha.