Devolução à Natureza de 2 Ouriços-cacheiros (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim – Olhão
22 de Maio de 2013
Uma rôla-do-mar encontrada em Olhão foi entregue por um particular a 2 de Maio. Quando chegou ao centro de recuperação a rôla apresentava diversas feridas nas asas e na pata esquerda que aparentavam ter sido provocadas por uma rede. Foi observado que a asa esquerda estava descaída tendo várias feridas e hematomas no propatágio. A asa direita também tinha feridas e hematomas com rotura de pele entre duas penas primárias. A sua recuperação consistiu na imobilização da asa esquerda e no seguimento da evolução do processo de cicatrização das suas feridas.
Depois de recuperada a sua devolução à natureza foi efectuada por técnicos do RIAS.
No início do mês de Maio chegaram ao RIAS três andorinhas-dos-beirais entregues cada uma por um particular, de Olhão e de Faro, respectivamente.
As duas andorinhas ingressaram no RIAS devido a queda do ninho, mas não apresentavam quaisquer lesões. Assim, a recuperação consistiu apenas na alimentação das pequenas andorinhas até se encontrarem bem fisicamente e, como eram crias, foi também necessário esperar que crescessem as penas de voo para serem devolvidas à natureza.
A sua devolução foi efectuada por técnicos do RIAS.