Nos últimos dois fins-de-semana de março, a equipa do RIAS não teve mãos a medir. Fomos até ao Porto para participar em dois importantes congressos, organizados pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS) – As XI Jornadas de Medicina Veterinária e as III Jornadas do Mar (estas últimas em parceria com o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto – NEBUP).
No dia 20, realizámos uma palestra a estudantes de medicina veterinária para apresentar o trabalho do RIAS, dando especial ênfase à etiologia, sintomatologia e consequente tratamento de aves que ingressam no nosso centro.
Concluímos esta participação com um workshop prático para expôr os participantes a uma situação de emergência no caso clínico de aves, incluindo a sua estabilização por fluidoterapia, administração de tratamentos e colocação de ligaduras.
No fim-de-semana seguinte, e desta vez para futuros biólogos, apresentámos o nosso trabalho, explicámos como se deve proceder caso se encontre um animal selvagem ferido/debilitado, como capturar e/ou manuseá-lo, e quais os primeiros socorros que são aplicados num centro de recuperação.
Temos que agradecer ao Parque Biológico de Gaia pelos cadáveres cedidos para a realização destes workshops práticos.
Um enorme obrigada também a ambas as organizações pelo convite e simpatia, especialmente ao Gustavo e à Natascha, e a todos os participantes que estiveram connosco.
?