Recentemente, um grupo de estudantes provenientes dos Estados Unidos da América visitou o Centro de Educação Ambiental de Marim no âmbito de um programa de mobilidade intitulado “Sustentabilidade e Justiça Ambiental”, promovido pela World Learning Inc. (EUA) e pelo ISCTE (Portugal).
Aproveitando a passagem pela Quinta de Marim, visitaram também o RIAS onde lhes foi explicado como funciona o centro, os animais que mais ingressam e as razões que os trazem até nós.
Concluída a parte teórica, decidimos surpreender o grupo com um trabalho mais prático – a devolução à Natureza de um guincho-comum (Chroicocephalus ridibundus).
Esta ave ingressou no centro com sintomas de intoxicação gastrointestinal e paralisia, e por estar demasiado fraco, foi necessário fornecer-lhe alimento líquido através de uma sonda até que recuperasse forças suficientes para se alimentar sozinho.
Visivelmente melhor, foi gradualmente transferido de instalações até terminar no nosso charco exterior, onde teve espaço para voar e recuperar totalmente a condição física.