Radiografia da águia-calçada proveniente de Moncarapacho onde se detecta a presença de cerca de 7 chumbos, para além da fractura na asa esquerda.
O longo processo de recuperação deste animal consistiu inicialmente em imobilização da asa e descanso e posteriormente fisioterapia e treinos de voo e caça.
Foto: Luis Forra/Lusa
Nesta devolução estiveram presentes técnicos do RIAS, particulares, alunos e professores da escola EB 2/3 Eng. Nuno Mergulhão (Portimão) que baptizaram a águia de “Leonor”.
16h Paderne – Albufeira
Este animal foi recolhido em Paderne no final de Outubro de 2010 e foi entregue no RIAS pela equipa SEPNA/GNR de Albufeira. Apresentava uma fractura da asa direita, também provocada por tiro/disparo. O seu processo de recuperação consistiu em imobilização da asa, alimentação adequada, fisioterapia e treinos de voo e caça.
Esta libertação foi precedida de uma palestra sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia da águia-calçada, que decorreu nas instalações da escola EB2 de Paderne.
A organização desta acção teve a excelente colaboração da equipa SEPNA/GNR de Albufeira a quem agradecemos o apoio.
A esta devolução assistiram elementos da equipa SEPNA/GNR de Albufeira, técnicos do RIAS e alunos e professores da escola EB2 de Paderne que baptizaram a águia de “Algibre”.
2 Responses
Ah grande Mauro! Parabéns pela estreia nas sessões de educação ambiental! 🙂
Agradeço a escolha da nossa escola para a libertação da águia-calçada. Poder participar nessas actividades é simplesmente emocionamte. Podem contar com nosso apoio e divulgação das actividades do RIAS.
Luciano FM Nunes