Libertação de 3 Gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus)
Quinta do Marim, Olhão
No passado dia 19 de Fevereiro, sexta-feira, foram devolvidas à natureza 3 Gaivotas-de-asa-escura que se encontravam em recuperação.
Estas três aves, um adulto proveniente de Faro e dois juvenis provenientes de Olhão, foram encaminhadas para o RIAS por intermédio de particulares e do SEPNA-GNR de Faro. Duas destas gaivotas ingressaram no centro com traumas de origem desconhecida e a outra com sinais de debilidade e desnutrição. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento das lesões e por uma alimentação adequada. Numa fase posterior foram colocadas numa câmara de recuperação exterior onde estiveram em contacto com animais da mesma espécie e onde realizaram treinos de voo.
No momento de devolução à natureza destes animais estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre as quais alunos e professores que se encontravam a participar numa actividade organizada pela Ecoteca de Olhão, técnicos, estagiários e voluntários do RIAS. Estas aves foram baptizadas pelos alunos de ‘Mukao’, ‘Dexter’ e ‘Eva’ .