Devolução à natureza de 1 cegonha-branca (Ciconia ciconia), 2 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e 1 andorinhão-pálido (Apus pallidus)
Faro
No passado dia 30 de Junho, o RIAS devolveu à natureza 4 animais que se encontravam até então em recuperação no centro.
A cegonha-branca foi encontrada no centro de Faro por um particular, que a recolheu e a entregou directamente no RIAS. Durante o exame clínico, constatou-se que o animal encontrava-se um pouco deprimido e desidratado e que a causa de ingresso seria queda de ninho. O processo de recuperação consistiu inicialmente em descanso e alimentação adequada e numa fase final pequenos treinos de voo.
Após a sua total recuperação foi devolvida à natureza baptizada de Lucky.
As gaivotas-de-patas-amarelas foram encontradas por particulares e recolhidas pela equipa SEPNA-GNR de Portimão que posteriormente reencaminharam os animais para o RIAS.
Após o exame clínico, concluiu-se que estas se encontravam bastante debilitadas, pelo que o processo de recuperação consistiu numa primeira fase em fluidoterapia e descanso. Após recuperarem algumas forças, foram colocadas numa câmara de recuperação exterior, juntamente com indivíduos da mesma espécie, onde lhes foi possível realizar alguns treinos de voo.
Foram devolvidas à natureza por dois dos presentes que a baptizaram de Lux e Snoopy.
O andorinhão-pálido foi encontrado por um particular na zona de Faro, que o recolheu e o transportou até ao centro.
Tratando-se de uma cria, a sua causa de ingresso terá sido queda de ninho. Assim sendo, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação cuidada, descanso e numa fase final pequenos treinos de voo.
Foi libertado pelo mesmo particular que o encontrou que o baptizou de Sporting.