Devolução à natureza de 1 peneireiro-comum (Falco tinnunculus)
Pinheiros de Marim, Olhão
Após ter caído do ninho, uma cria de peneireiro-comum foi recolhida por um vigilante da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana em Mértola e entregue no RIAS.
Visto ainda estar pouco desenvolvida, o processo de recuperação consistiu em alimentação adequada à espécie e, após o crescimento das penas, treinos de voo e de caça. Inicialmente o peneireiro foi mantido numa câmara isolado, contudo após algumas semanas, e de forma a evitar a domesticação, a ave foi transferida para outra câmara onde se encontravam outros peneireiros em recuperação.
Após estar completamente desenvolvida e de se verificar a capacidade de voo e de caça do animal, os técnicos e voluntários do centro procederam à sua libertação.
Esta devolução à natureza foi realizada nos Pinheiros de Marim em parceria com a MOJU, no âmbito do projecto de sustentabilidade florestal “Setembro Verde”.
2 Responses
A MOJU e o Projecto Bom Sucesso agradece a oportunidade de assistir a uma libertação. Foi um momento único para todos os presentes, que ficará impresso na memória de todos nós.
Obrigada
A Equipa Técnica
Eliana Calixto
Mónica Moreira
Sofia Justino
E o RIAS também agradece a vossa iniciativa! 😉
Cumprimentos
RIAS