Devolução à natureza de 3 camaleões-comuns (Chamaeleo chamaeleon)Quinta de Marim, Olhão
No dia 7 de Setembro foram entregues pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa 3 camaleões-comuns apreendidos no dia 17 de Agosto em Ílhavo (Aveiro) por vigilantes da Natureza da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Os animais encontravam-se ilegalmente à venda numa feira.
Após exame clínico verificou-se que nenhum dos animais se encontrava ferido. Deste modo depois de uma alimentação cuidada e hidratação os animais foram devolvidos à natureza pelos técnicos e voluntários do centro na Quinta de Marim.
A captura e posse de animais selvagens autóctones são actos ilegais, e como tal, devem ser denunciadas às autoridades. O cativeiro e venda ilegal de animais selvagens é um grande problema de conservação mundial. Actualmente encontra-se como a terceira actividade ilegal que mais dinheiro movimenta, atrás do tráfico de drogas e de armas.
Em alguns centros de recuperação, esta é uma das principais causas de ingresso de animais selvagens, principalmente devido ao elevado número de Passeriformes apreendidos pelas autoridades, sendo de destacar a importante actuação do SEPNA/GNR e dos Vigilantes da Natureza das áreas protegidas.
Saiba mais sobre esta problemática aqui.