Devolução à Natureza de 2 Peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)
Quinta dos Vales, Estômbar, Lagoa
Estes 2 falcões foram encontrados por particulares em Lagoa após terem caído do ninho em Maio e Junho de 2011 tendo sido encaminhados para o RIAS pela equipa SEPNA/GNR de Silves.
Tratando-se de crias, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada e treinos de voo e caça juntamente com outros indivíduos da mesma espécie.
O RIAS agradece o convite feito pela Quinta dos Vales para a participação no evento que decorreu nesta propriedade durante este fim-de-semana onde o centro esteve representado com um pequeno espaço de divulgação. Na libertação esteve presente a madrinha de uma ave e os particulares que as encontraram, sendo ambas baptizadas de “Carioca” e “RIAS”.
Devolução à Natureza de 4 Gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e 4 Gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus)
Sítio das Fontes, Estômbar, Lagoa
Estas gaivotas foram recolhidas em Ferragudo, Alvor e Portimão e entregues no RIAS por particulares nos meses de Agosto e Setembro.
Todas apresentavam sintomas compatíveis com doença gastrointestinal pelo que o seu processo de recuperação consistiu numa primeira fase, em fluidoterapia, alimentação cuidada e descanço. Mais tarde foram transferidas para uma câmara de muda exterior onde lhes foi possível exercitar o voo, juntamente com outras aves da mesma espécie.
Devido aos sinais clínicos apresentados, decidiu-se não libertar estas aves no local onde foram recolhidas, de forma a evitar a reincidência do problema, que poderia estar relacionado com a ingestão de alimentos contaminados.
A libertação decorreu com a presença dos particulares que as encontraram.